Professora Linda Hang. Foto: Divulgação
Combustível de plástico reciclado pode ser uma solução para reduzir o lixo plástico nos oceanos. É o que diz um grupo de cientistas da Universidade de Purdue (EUA), que descobriu um método que torna isso possível.
Todo o processo leva apenas algumas horas e procura imitar as condições geológicas naturais da Terra de produção de petróleo. A conversão resulta em nafta e óleo inflamável, que são matérias-primas para a indústria petroquímica.
Segundo os pesquisadores, a tecnologia desenvolvida permite reciclar 90% dos resíduos de polipropileno descartados todos os anos em gasolina e diesel de alta qualidade.
Líder do grupo de cientistas, a professora Linda Hang atua na escola de engenharia química da Universidade de Purdue. De acordo com as suas descobertas, o combustível obtido seria suficiente para atender 4% da demanda por gasolina ou diesel no mundo.
Alguns resultados do estudo de Wang foram publicados na ACS Sustainable Chemistry and Engineering em 2019 e Fuel em 2020 e 2021. Um vídeo sobre o processo está disponível online.