Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Tijolos da Guiana, um material de terra crua à prova de fogo para edifícios mais isolantes e duráveis

Tijolos da Guiana, um material de terra crua à prova de fogo para edifícios mais isolantes e duráveis
0Shares

Os tijolos da Guiana são uma nova alternativa aos chamados tijolos tradicionais e podem um dia ser uma alternativa ao concreto em alguns projetos. Eles são mais sustentáveis, pois são feitos principalmente de terra crua.

Os tradicionais tijolos de barro têm de passar pela fase de cozedura. Eles geralmente são expostos a uma temperatura de 1.500˚C durante o processo de fabricação. Já os tijolos Guiana não precisam de aquecimento, apenas água e pressão. Como resultado, eles são mais ecológicos, pois não requerem o uso de fornos intensivos em energia que emitem grandes quantidades de dióxido de carbono.

Tijolos refratários.

Para fazer bons tijolos guianenses, é preciso usar solo de boa qualidade.

A matéria-prima para esses tijolos é a laterita da Guiana. É um tipo de terra vermelha, especialmente rica em óxido de ferro e composta de 15 a 20% de argila.

Quando a laterita é umedecida e então submetida a forças compressivas, ela produz belos tijolos com uma tonalidade naturalmente rosa.

Os tijolos da Guiana são fabricados em uma prensa industrial. O processo de fabricação é bastante simples e não requer forno. Na verdade, a laterita é apenas umedecida e depois comprimida em moldes pela máquina de prensagem a 40 bar de pressão. Portanto, não há aumento de temperatura durante todo o processo.

Bom isolamento.

Em comparação com os tijolos de terracota, os tijolos Guayana garantem um melhor desempenho isolante. Na verdade, eles são mais eficazes como isolantes térmicos e acústicos.

Por outro lado, a regulação da umidade em uma sala também é melhor com tijolos Guayana. Duas casas de teste foram construídas perto da fábrica para verificar a qualidade dos tijolos e realizar testes em escala real. As propriedades higrotérmicas dos tijolos proporcionam uma sensação de frescura no interior. De acordo com as medições da equipe, há uma diferença de pelo menos 5˚C em relação às construções de blocos de concreto.

Alternativa ao concreto

Os tijolos da Guiana já interessam a vários especialistas do setor da construção. Eles vêm na forma de tijolos ou lajes para vestir as paredes.

Para alguns arquitetos, esses tijolos poderiam até substituir o concreto, extremamente caro para o nosso planeta, tanto na produção quanto na execução. O concreto requer muita água, energia e cimento.

No entanto, os tijolos ecológicos da Guiana Francesa têm um limite: não sendo suficientemente resistentes, não podem ser usados ​​para construir uma parede de suporte.

Desde este verão, os tijolos aparentes estão à venda nas lojas de bricolage da Leroy Merlin na França.

Mais informações: www.labriquedeguyane.com

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *