Um dos pássaros canoros mais raros e ameaçados redescobre o canto de sua espécie
É uma das aves canoras mais raras de toda a Austrália e sua população no país sofreu um declínio tão drástico que o destino do Regent Honeyeater, nome científico Anthochaera phrygia, parece já ter sido escrito e pode chegar a um impasse. terminar dentro de dois anos. Mas os especialistas estão fazendo de tudo para salvá-lo e, graças aos seus esforços, esta ave reencontrou o canto de sua espécie .
O Regent Honeyeater, literalmente “regent honeyeater”, é uma ave que já habitou a costa leste australiana. Atualmente, existem menos de 300 deles na natureza. Observá-los ou ouvir sua música é extremamente difícil. Mas esta certamente não é a única dificuldade.
Além da extração de madeira, o Regent Honeyeater está tristemente à beira, pois parece estar esquecendo o chamado de sua própria espécie. E as implicações são muitas, a começar pelo acoplamento.
Recentemente, descobrimos que os comedores de mel regentes selvagens estão perdendo sua cultura musical porque há menos pássaros mais velhos para os jovens comedores de mel regentes aprenderem. A capacidade do regente honeyeater de cantar e chamar é vital para atrair um companheiro, disse o ministro do Meio Ambiente de New South Wales, James Griffin.
Precisamente por esta razão, o governo de New South Wales financiou programas de conservação da espécie em colaboração com as associações Taronga Conservation Society Australia e BirdLife Australia. E nos programas tem sido dado grande peso às interações entre espécimes juvenis e adultos antes de serem soltos na natureza.
O monitoramento envolverá uma pequena equipe de rastreamento por rádio, seguindo os sinais do transmissor e registrando a localização e o comportamento de cada pássaro para entender a sobrevivência, as tentativas de reprodução e os padrões de dispersão, disse Mick Roderick, chefe da BirdLife Australia.
Vamos agora monitorar 39 espécimes pelas próximas 10 semanas, esperando que a estratégia de canto seja bem-sucedida. Em 2021, 58 comedores de mel regentes foram libertados no Lower Hunter Valley.
Fonte: NSW Gov. Austrália