Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Um engenheiro químico aposentado salvou mais de 1.000 variedades de maçã “perdidas” da extinção

Um engenheiro químico aposentado salvou mais de 1.000 variedades de maçã “perdidas” da extinção
0Shares
magem: Tom Brown

Conhecemos o caçador de maçãs dos Apalaches que resgatou 1.000 variedades “perdidas”. O hobby do aposentado Tom Brown é uma dádiva de Deus para chefs, conservacionistas e fabricantes de sidra.

“Fiquei pensando: ‘Não seria legal encontrar uma maçã que ninguém provou em 50 ou 100 anos?’

Tom Brown assumiu como missão preservar uma parte essencial da herança comestível do mundo: as maçãs.

Este engenheiro químico aposentado nem sempre teve tanto interesse em encontrar maçãs raras e históricas. Na verdade, ele nem tinha ouvido falar deles até encontrar alguns no mercado de um fazendeiro no final dos anos 90.

Brown descreve como experimentou algumas variedades da fruta com sabores e cores que nunca tinha visto antes. Até os nomes o intrigaram: White Winter Jon, Arkansas Black e Etter’s Gold, para citar apenas alguns.

O interesse de Brown foi despertado de uma forma que ele não esperava. Depois de falar com o vendedor, Maurice Marshall, ele soube que no século 20, quando os produtores comerciais começaram a priorizar uma variedade relativamente rara da fruta, milhares de outras variedades de maçã começaram a desaparecer, muitas para sempre. No momento desta conversa, apenas 11 tipos de maçãs representavam 90% das vendas nos Estados Unidos.
Imagem: Tom Brown

Isso não agradou a Brown. ” Fiquei chateado ao saber disso “, comentou ele durante entrevista ao Atlas Obscura.

Marshall também explicou a origem de sua própria coleção de maçãs. Muitos foram resgatados de antigas fazendas dos Apalaches. Isso parecia indicar que provavelmente havia mais variedades no mundo, perdurando em antigas propriedades e pomares abandonados.

” Essa parte ficou comigo “, diz Brown. « Fiquei pensando: ‘Que bom seria encontrar uma maçã que ninguém comeu em 50 ou 100 anos! «.

Ele não pensaria por muito tempo. Já em busca de um hobby para a aposentadoria, sentiu no momento certo de explorar o que chamou de “um chamado” em busca de variedades de maçã perdidas. Depois de se conectar com uma pequena comunidade de produtores de pomares incomuns e mergulhar em uma extensa pesquisa, Brown começou a rastrear árvores frutíferas esquecidas e mais uma vez compartilhando seus produtos com o mundo.

Até o momento, Tom Brown resgatou mais de 1.200 variedades de maçã da extinção e tem 700 tipos crescendo em seu próprio pomar pessoal . Algumas das maçãs resgatadas vêm de espécimes solitários, os últimos de sua espécie.

Brown está satisfeito com seu trabalho, mas não pretende parar. « Gosto do desafio de encontrar as velhas maçãs. Minha maçã favorita é aquela que estou procurando, mas ainda não encontrei “, disse ele em uma de suas últimas entrevistas.

Talvez “Appleachia” em breve seja um nome mais adequado para a região, à medida que mais e mais dessas frutas raras são salvas da extinção e o interesse por essas maçãs cresce novamente.

Via www.atlasobscura.com

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *