Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Um sistema climático indiano ecologicamente correto e sem eletricidade, movido a água e cones de argila

Um sistema climático indiano ecologicamente correto e sem eletricidade, movido a água e cones de argila
3Shares

Não há desafio, por maior que pareça, que não possa ser superado com criatividade e conhecimento. É o ponto de partida a partir do qual o atelier de arquitetura Ant parecia desenhar para criar o sistema fotográfico.

Embora difícil de adivinhar, é uma instalação de refrigeração que, sem consumir energia elétrica, e baseada em materiais locais e na recuperação de técnicas ancestrais, permite enfrentar os verões escaldantes de Uttar Pradesh, na Índia.

A encomenda de uma empresa local, a Deki Electronics, em que a produtividade despencou devido às altas temperaturas, foi o ponto de partida para este projeto que, além de original e artístico, é funcional .

Dois foram os requisitos que a empresa colocou em cima da mesa: que eles oferecessem uma alternativa ao ar condicionado que fosse sustentável e acessível.

Com essas premissas, uma equipe de profissionais do Ant Studio começou a trabalhar para dar forma a esta solução que se baseia em técnicas egípcias antigas.

Especificamente, sua forma de resfriar o meio ambiente é baseada na técnica conhecida como resfriamento evaporativo que já, na época dos faraós, resfriava o meio ambiente por meio do uso de água e materiais locais.

Os que foram usados ​​neste sistema que a Deki Electronics já aprecia são, além do elemento puro que dá uma sensação de cachoeira, algo tão básico quanto o barro.

Com ele, e seguindo uma estrutura que praticamente adota o formato de um favo de mel , é erguido esse sistema alternativo de resfriamento feito com cones porosos de terracota .

Diante do caráter tradicional do processo, para determinar seu desenho e tamanho, foram utilizadas análises computacionais e técnicas avançadas, que também mediaram na determinação da espessura e do comprimento das peças.

Resultado: uma estrutura de cones cilíndricos de terracota que permitiu que o ar em torno da instalação caísse de 50 a 36ºC para sair da temperatura ambiente de 42ºC.

Para isso, a água de reúso da fábrica corre na superfície dos cilindros. Estes absorvem a água que, uma vez evaporada, consegue refrescar o ar em torno deste desenho.

Queria encontrar uma solução que fosse amiga do ambiente e artística, ao mesmo tempo que actualizava os sistemas tradicionais .

Este teste abre muitas possibilidades para integrar essas técnicas de maneiras que podem redefinir a maneira como entendemos os sistemas de refrigeração.

Monish Siripurapu, fundador do Ant Studio.

Os promotores da ideia, satisfeitos com os resultados da sua experiência, veem-na como potencial a ser replicado noutros edifícios industriais ou de qualquer tipo .

3Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *