Uma anta andina ‘quase extinta’ é vista andando livremente pelas montanhas do Peru
Este animal raro foi visto brincando em uma área de conservação completamente afastada de qualquer contato humano. Esta espécie foi protagonista de uma moeda de colecionador.
Eles relataram através da conta do Facebook do grupo Nature and Culture International Peru, onde os guardas florestais conheceram o incrível mamífero enquanto realizavam seu trabalho de vigilância nesta região montanhosa muito próxima da comunidade camponesa de Segunda y Cajas.
O fotógrafo Juan Ismael Pusma ficou encarregado de captar as belas imagens desta criatura, depois de publicá-las os elogios e felicitações foram imediatos de especialistas em conservação natural e vida selvagem, isto no âmbito da campanha “Futuros Rangers”.
Uma série de questionamentos surgiram de internautas como: Por que o avistamento da anta andina é tão importante em áreas de conservação como Chicuate-Chinguelas, em Piura?
Pode-se dizer que é importante porque existem apenas cinco espécies de anta no mundo e duas delas são encontradas no Peru, estas são a anta andina (Tapirus pinchaque), e a outra a anta amazônica (Tapirus terrestris) ou ” sachavaca”, como é conhecido na selva.
Como sabemos, a anta andina, anta da montanha, anta ou pinchaque é uma espécie em “grave perigo de extinção” claramente isso se deve ao avanço do homem em seu habitat em florestas montanhosas e charnecas da Colômbia, Equador e norte do Peru , exatamente em Cajamarca e Piura, entre 2.000 e 4.000 msnm
O governo instalou uma série de programas por meio do Ministério da Agricultura , por meio do Serviço Nacional de Florestas e Fauna Bravia (Serfor), que publicou em 2018 o Plano Nacional de Conservação da Anta Andina,
Alinhado nessa tarefa de conservação, o Banco Central de Reserva do Peru (BCRP) colocou em circulação no mesmo ano a quarta moeda de S/ 1 correspondente à Série Numismática “Fauna Selvagem Ameaçada do Peru” em homenagem à Anta Andina, com produção de 10 milhões de unidades.
A anta na América do Sul
Um homem ficou conhecido graças ao fato de ter gravado um vídeo de selfie de uma anta andina enquanto descansava no Valle del Cauca, na Colômbia, em outubro do ano passado.
Este vídeo rapidamente se tornou viral nas redes sociais, o que levou as autoridades de proteção à vida selvagem a contatá-lo para saber mais sobre esse encontro incrível. O que você faria se fosse você a encontrá-lo?