Visite sem sair de casa: Parque Estadual do Jaraguá, em São Paulo, tem passeio virtual
Criado em 1961, em São Paulo, o Parque Estadual do Jaraguá engloba o ponto mais alto do município de São Paulo, o Pico do Jaraguá, e também um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica de todo o estado. Agora, graças a uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturístico (GeoHereditas), grupo do Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (USP), é possível visitar a região sem sair de casa com passeio virtual da unidade de conservação.
O tour virtual traz imagens panorâmicas 360º a partir do Pico do Jaraguá. O usuário escolhe qual lado quer explorar e, a partir daí, é possível encontrar informações sobre as estruturas rochosas, formação dos relevos e outras curiosidades. Também estão disponíveis imagens históricas e modelos 3D do pico.
Também desenvolvido pelo GeoHereditas é o Geotour no Parque Estadual do Jaraguá, uma ferramenta que apresenta a história da formação geológica do local por meio de cartões ilustrativos, curiosidades e imagens inéditas. Nos moldes de uma saída de campo, os conhecimentos científicos são relacionados aos elementos físicos do parque, combinando textos com mapas e outros conteúdos multimídia.
É possível conhecer mais sobre o relevo da cidade de São Paulo, assim como outros processos geomorfológicos. Entre várias informações, o Geotour mostra que a região abriga a Terra Indígena Jaraguá, habitada pelas etnias Guarani, Guarani Mbya e Guarani Ñandeva da qual fazem parte 900 pessoas divididas em seis aldeias.
O Núcleo desenvolve vários materiais interativos e educativos. Além do geotour no Parque Estadual do Jaraguá, outros passeios virtuais e recursos educativos também estão disponíveis no site do grupo . Mais informações estão no Instagram (@geohereditas) e Facebook (GeoHereditas).
Faça o tour virtual aqui e o geotour neste link.
- Com informações do Jornal da USP
- Fonte: Wikiparques