Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Você sabia que a temperatura externa pode ser deduzida com canto dos grilos?

Você sabia que a temperatura externa pode ser deduzida com canto dos grilos?
0Shares

Quando queremos saber qual é a temperatura fora de casa, provavelmente confiamos nos termômetros do carro ou nos letreiros luminosos frequentemente instalados perto de farmácias. Mas há um sistema muito mais particular, que pode ser útil quando estamos no campo.

Trata-se de contar quantas vezes os grilos cantam em um minuto. Mas atenção, também deve ter um mínimo de conhecimentos matemáticos, pois para estabelecer a temperatura é necessário proceder à resolução de uma equação, na realidade muito simples (para quem tem facilidade)

A equação é a seguinte:

  • T = 50 + [(N-40) / 4]

T representa a temperatura (expressa em graus Fahrenheit), N representa o número de frinites por minuto.

Você também pode contar as frases a cada 15 segundos, reformulando a equação de maneira mais simples:

  • T = 40+ N 

Se quisermos obter a temperatura em graus Celsius (° C), teríamos que resolver a seguinte equação:

  • T = 10 + [(N-40) / 7]

enquanto simplificado, considera o número de frases em 8 segundos :

  • T = 5 + N

Por que funciona? Na base está o fato de que os músculos desses insetos se contraem para produzir um som, baseado em reações químicas. Quanto mais quente a temperatura, mais fácil os músculos do grilo são ativados e, portanto, os gorjeios aumentam. Quanto mais fria a temperatura, mais lenta a taxa de reação e menos freqüentes os pios.

No entanto, lembre-se de que sua medição pode não ser totalmente precisa, pois a proporção muda ligeiramente com base na espécie de grilo.

Este curioso sistema para determinar a temperatura do ambiente circundante foi formulado pelo físico Amos Dolbear e publicado em 1897 em um artigo intitulado ” O Grilo como Termômetro ” .

De fato, a relação entre temperatura e sons do grilo já havia sido observada por Margarette W. Brooks, que em 1881 havia publicado um artigo intitulado ” Influência da temperatura no chilrear do grilo” .

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *