Cinco passeios virtuais para conhecer São Paulo em um fim de semana
A pandemia do coronavírus não acabou e ainda é melhor evitar aglomerações. Enquanto estamos em casa, a tecnologia nos brinda com inúmeras possibilidades para sairmos dos poucos metros quadrados em que nos cabe. Para moradores de São Paulo e turistas, a internet disponibiliza passeios virtuais pelo centro financeiro do país. Com uma programação cultural repleta de bons museus, restaurantes e áreas de lazer, é possível conhecer (ou revisitar) desde a Avenida Paulista até o Museu de Arte de São Paulo (Masp).
Avenida Paulista
A avenida mais famosa de São Paulo é conhecida por sua extensa lista de possibilidades: cinema, baladas, museu, centros culturais… Escolha o que você quer fazer e é bem provável que a Paulista te leve a um, desses lugares. Isso porque nem falamos dos dois parques para passeios agradáveis, o Trianon e o Mário Covas. Clique aqui para conhecer melhor.
Masp
O Museu de Arte de São Paulo é considerada uma das mais importantes instituições culturais do país. Fundado em 1947 por Assis Chateaubriand, o museu possui um acervo que conta com mais de nove mil obras.
Museu da Língua Portuguesa
Em 2015, um incêndio atingiu o Museu da Língua Portuguesa e destruiu dois andares do prédio. Desde então, o local está fechado para visitas e se encontra em reconstrução. A casa de cultura fica na histórica Estação da Luz e, graças à internet, é possível visitar a última exposição principal exibida no museu antes do incêndio. Clique aqui para visitar.
Memorial da América Latina
Inaugurado em março de 1989, o Memorial da América Latina é um centro cultural e de lazer projetado por Oscar Niemeyer no bairro da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. O lugar possui uma biblioteca com cerca de 30 mil obras e, até 2007, o lugar abrigou a sede do Parlamento Latino-Americano. Recentemente, ele passou a receber um cinema drive-in. No site do Memorial, é possível visitar seus espaços na seção “Explore”.
Theatro Municipal
O Theatro Municipal de São Paulo foi construído em cima de inspirações de prédios semelhantes na Europa, como a ópera de Paris, na França, e o Scala de Milão, na Itália. O Theatro foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922 e, ao longo de seus quase 110 anos de existência, já recebeu artistas importantes da música clássica e erudita, sem falar de apresentações de jazz e de balé. Entre eles estão Enrico Caruso, Maria Callas, Ella Fitzgerald, Mikhail Baryshnikov. Clique aqui para visitar.