Estudante projeta dispositivo que coleta água potável do meio ambiente sem usar eletricidade
O problema representado pela falta de água no mundo ceifa milhões de vidas todos os anos. Por sua vez, a ausência do líquido vital causa sérios problemas de saúde.
Se somarmos a isso a situação em alguns países onde a eletricidade se destaca pela ausência, torna-se muito difícil encontrar fontes de água potável. Pensando nisso, um jovem suíço criou um aparelho que pode marcar o início do fim do problema .
Esta invenção recente é uma alternativa muito popular na comunidade que defende uma vida sustentável e que vê com preocupação que 40% da população do planeta sofre com a escassez de água e esse percentual pode aumentar ao longo dos anos.
O aquecimento global tem um capítulo separado neste problema. Sua existência impactou negativamente o abastecimento de água doce em muitas partes do mundo. Por isso, nos motiva a buscar cada dia mais alternativas nessa questão.
O problema com todas as alternativas conhecidas é que o impacto elétrico é considerável e, nas economias afetadas, não estão interessados em realizá-las, a menos que existam opções menos dispendiosas.
Em Zurique, os engenheiros da ETH projetaram um dispositivo capaz de funcionar sem a necessidade de estar conectado a uma fonte de energia e extrair água potável do ar.
“Ao contrário de outras tecnologias, a nossa pode realmente funcionar sem a necessidade de energia adicional, o que é uma vantagem fundamental”, diz Iwan Hächler, autor do estudo sobre essa inovação.
A operação é bastante simples, é como falar de uma enorme caixa capaz de resfriar rapidamente para que o vapor d’água se condense facilmente . Nos primeiros testes, foi demonstrado que o dispositivo pode coletar até 1,8 onças fluidas de água por metro quadrado.
O grande cone na parte superior do dispositivo atua como um escudo contra a radiação. Isso desvia o calor ambiente para o ar e também mantém a luz solar fora da superfície. A referida superfície é projetada por um vidro revestido com um polímero especial e prata, que permite refletir a luz solar.
Simplificando, é como uma enorme caixa projetada para esfriar drasticamente em relação ao ambiente externo. O que ela permite é que o vapor d’água seja facilmente condensado .
Espera-se que a invenção possa sair da fase de protótipo e ser utilizada de forma convencional.
One thought on “Estudante projeta dispositivo que coleta água potável do meio ambiente sem usar eletricidade”