Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Jardins de Mel: projeto instala “colmeias artificiais” em espaços públicos para atrair abelhas de volta para cidade

Jardins de Mel: projeto instala “colmeias artificiais” em espaços públicos para atrair abelhas de volta para cidade
0Shares

As hortas urbanas de Curitiba estão recebendo caixas de colmeias do projeto Jardins de Mel, que desde 2017 espalha o objeto por parques, praças e zoológicos, entre outros pontos da capital paranaense. Já são dezenas de áreas de plantio com as charmosas “casinhas”. A iniciativa é um parceria das secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional e de Meio Ambiente .

O objetivo é tornar a população mais consciente sobre a importância das abelhas para o equilíbrio da biodiversidade do planeta. Mas, no caso das hortas, esses insetos também ajudam, por meio da polinização, a aumentar a qualidade e a produção das hortaliças plantadas pelos agricultores urbanos.

Nas hortas urbanas de Curitiba, três espécies de abelhas nativas sem ferrão – Jataí, Mirim e Mandaçaia – estão sendo criadas nos chamados “meliponários” ou “espaços com colmeias”. As casinhas são instaladas estrategicamente junto a muros e entre árvores e arbustos para estarem protegidas de variações climáticas.

Nas últimas semanas, agricultores urbanos das hortas que receberam as novas caixas de colmeias receberam capacitações técnicas para a fazer o manejo e manutenção das caixas de abelhas. Os produtores ainda aprenderam a como fazer a retirada de subprodutos como própolis, pólen e mel produzidos pelos insetos.

Um dos líderes da Horta Urbana do Cajuru, o autônomo Ezequias Moreira Lima, de 52 anos, participou do curso de capacitação para manejo das colmeias e está muito entusiasmado com os benefícios da iniciativa. “Não vejo a hora de ver essas abelhas circulando livremente entre pés de alface, couve, brócolis e manjericão”, afirma ele.

Mais conhecido como “Baiano”, Lima garante que participar da capacitação foi um duplo prazer. “Além de ajudar a cuidar das abelhas, eu também estou me sentindo voltando no tempo, quando morava no interior e ajudava no plantio no sítio. Lá, a gente tinha contato com essas abelhas e a gente sabia da importância delas para a lavoura”, recorda ele.

Lima acredita ainda que a chegada do projeto Jardins de Mel na Horta do Cajuru deve atrair mais crianças e adultos ao espaço de cultivo, que hoje conta com cerca de 25 produtores. “Vamos divulgar no bairro que agora temos a colmeia e convidar todos a vir vê-la”, disse.

Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Fonte: The Greenest Post

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *