Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Jovem fabrica geladeiras que não precisam de energia e as entrega para sua comunidade

Jovem fabrica geladeiras que não precisam de energia e as entrega para sua comunidade
2Shares

O professor Mohammed Bah Abba ajuda os agricultores a preservar os seus produtos e a reduzir indiretamente o desperdício de alimentos, graças ao sistema de refrigeração Pot-in Pot . Ele próprio também contribuiu para limitar os riscos para a saúde causados ​​pela decomposição de alimentos.

Projetada em 1995, esta invenção extraordinária tem sido mais utilizada nos últimos anos. A geladeira Pot-in Poth ou mais conhecida como Zeer saiu do caminho do esquecimento.

Dois vasos de barro de tamanhos diferentes, mas sem variação de formato, são colocados um dentro do outro. O espaço entre os dois é preenchido com areia umedecida. A comida é colocada em uma panela coberta com um pano úmido.

Fotografia de Tomas Bertelsen, Rolex Awards

Este refrigerador deve permanecer em local fresco e ventilado, enquanto as leis que regem a termodinâmica fazem o resto. A umidade da areia evapora gradativamente, o que faz com que o calor do recipiente interno diminua, resfriando o conteúdo de seu interior. Para garantir um desempenho ideal, a água só deve ser adicionada à areia duas vezes ao dia.

Cada aparelho pode armazenar 12 quilos de vegetais por aproximadamente 20 dias, segundo dados da Science in Africa. Sua produção é muito barata e seu preço de venda fica entre 2 e 4 dólares.

O sistema de refrigeração Pot-in-Pot proporciona muitas vantagens na sua utilização, pois tem sido possível reduzir os casos de danos ao ser humano relacionados ao estado dos alimentos que permanecem por muito tempo sob temperatura ambiente.

Fotografia de Tomas Bertelsen, Rolex Awards

Outras contribuições positivas são as seguintes: a variedade na dieta é garantida, os lucros dos agricultores aumentam, a produção dessas geladeiras gera empregos e os remédios podem ser armazenados.

A ideia é propor a sua produção no continente africano, sendo esta a parte do planeta onde é mais necessária. Atualmente, em 11 estados da Nigéria, Mohammed Bah Abba tem conseguido distribuir vasos de flores para este nobre uso.

Mohammed Bah Abba ganhou o Prêmio Rolex de Negócios de 2000. Em 2001, o refrigerador Pot-in-Pot foi premiado pelo Concurso Shell para o Desenvolvimento Sustentável.

Fotografia de Tomas Bertelsen, Rolex Awards

Esta técnica milenar foi trazida do esquecimento pelo Abba e tem atraído a atenção de organismos e revistas internacionais interessadas no problema da conservação de alimentos sem eletricidade.

 

 

2Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *