Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Macaca selai, espécie recém-descoberta de primata

Macaca selai, espécie recém-descoberta de primata
0Shares

Uma espécie recém-identificada, Macaca selai, foi descoberta durante um estudo de campo no estado de Arunachal Pradesh, na Índia.

macaco de Arunachal (Macaca munzala)
Macaca munzala © Nandini Velho

O primata que acaba de ser revelado provavelmente evoluiu do macaco de Arunachal (Macaca munzala), espécie ameaçada descoberta há relativamente pouco tempo na mesma região.

A nova espécie de macaco — animal relativamente grande de pelagem marrom e com uma cauda comparativamente curta — foi descrita em um artigo publicado em maio de 2022 na revista Molecular Phylogenetics and Evolution.

 

No estudo apoiado com dados de análises genéticas do macaco-arunachal, foi notada divergência genética substancial, especialmente entre as amostras coletadas em Arunachal Pradesh.

Os resultados sugerem que o macaco-arunachal (M. munzala), um primata em extinção, teria evoluído para duas espécies distintas, cerca de 1,96 milhões de anos após uma especiação alopátrica (que ocorre quando duas espécies são separadas por isolamento geográfico).

Com base nesses dados, foi descrita a nova espécie — Macaca selai — que curiosamente exibiu alta variação genética intra-específica.

Macaca selai, espécie recém-descoberta de primata
Macaca selai © Zoological Survey of India.

O estudo também identificou áreas prioritárias para a realização de pesquisas para documentar as populações desconhecidas de macacos por meio de colaboração transfronteiriça multinacional e multilateral.

Macaca

Macaca é um gênero amplamente disperso com mais de 20 espécies de primatas do Velho Mundo, da subfamília Cercopithecinae. As espécies são nativas da Ásia e da África e têm a distribuição mais ampla do que qualquer primata vivo não humano.

Todos os macacos vivem em grupos sociais relativamente grandes, com grupos de algumas espécies contendo 50 ou mais indivíduos.

Fontes e referências:
0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *