Maior abelha do mundo, considerada extinta, aparece na Indonésia
Uma equipe internacional de pesquisadores decidiu redescobrir a abelha em janeiro de 2019.
Em 1859, enquanto explorava a remota ilha de Bacan, no norte das Molucas, na Indonésia, o famoso naturalista Alfred Russel Wallace fez uma descoberta surpreendente: Megachile Pluto, a maior abelha do mundo.
Wallace descreveu a abelha, que é cerca de quatro vezes o tamanho de uma abelha , como um ” grande inseto preto semelhante a uma vespa, com imensas mandíbulas semelhantes a besouros “.
Mas por mais de um século, esse foi o único avistamento conhecido do pluton Megachile, e alguns temiam que o desmatamento tivesse extinguido o inseto gigante.
Em 1981, o biólogo Adam Messer descobriu vários ninhos de Megachile em Bacan e ilhas vizinhas, uma visão tão rara que os moradores disseram que nunca tinham visto os ninhos antes. Mais uma vez, seria o único avistamento conhecido em décadas.
VEJA TAMBÉM:
5 livros GRATUITOS sobre Meio Ambiente que precisam ser lidos -parte III
Embalagem plantável é desenvolvida com coroa de abacaxi
‘Metade fêmea, metade macho’: pássaro raro é fotografado nos EUA
Em janeiro, Clay, Wyman e outros pesquisadores finalmente redescobriram a abelha gigante de Wallace, desta vez em um ninho de cupins em uma árvore.
Clay Bolt, o fotógrafo que capturou as primeiras imagens da espécie viva lembra o quão bela e grande a espécie é em vida, “ ouvir o som de suas asas gigantes zumbindo enquanto passavam pela minha cabeça foi simplesmente incrível ”.
A preocupação agora é que a notícia desperte um frenesi entre os colecionadores dispostos a pagar caro por espécimes raros.
Via www.bbc.co.uk