Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Maior abelha do mundo, considerada extinta, aparece na Indonésia

Maior abelha do mundo, considerada extinta, aparece na Indonésia
0Shares

Uma equipe internacional de pesquisadores decidiu redescobrir a abelha em janeiro de 2019.

Em 1859, enquanto explorava a remota ilha de Bacan, no norte das Molucas, na Indonésia, o famoso naturalista Alfred Russel Wallace fez uma descoberta surpreendente: Megachile Pluto, a maior abelha do mundo.

Wallace descreveu a abelha, que é cerca de quatro vezes o tamanho de uma abelha , como um ” grande inseto preto semelhante a uma vespa, com imensas mandíbulas semelhantes a besouros “.

Mas por mais de um século, esse foi o único avistamento conhecido do pluton Megachile, e alguns temiam que o desmatamento tivesse extinguido o inseto gigante.

Em 1981, o biólogo Adam Messer descobriu vários ninhos de Megachile em Bacan e ilhas vizinhas, uma visão tão rara que os moradores disseram que nunca tinham visto os ninhos antes. Mais uma vez, seria o único avistamento conhecido em décadas.

 

VEJA TAMBÉM:

5 livros GRATUITOS sobre Meio Ambiente que precisam ser lidos -parte III

Embalagem plantável é desenvolvida com coroa de abacaxi

‘Metade fêmea, metade macho’: pássaro raro é fotografado nos EUA

 

Vários anos atrás, Eli Wyman, um entomologista do Museu Americano de História Natural, e o fotógrafo Clay Bolt se uniram para redescobrir a abelha gigante de Wallace. No início de 2018, a dupla viu que um espécime Megachile havia sido vendido por US$ 9.000 no eBay, tornando urgente viajar para a Indonésia para encontrar a abelha.

Em janeiro, Clay, Wyman e outros pesquisadores finalmente redescobriram a abelha gigante de Wallace, desta vez em um ninho de cupins em uma árvore.

Clay Bolt, o fotógrafo que capturou as primeiras imagens da espécie viva lembra o quão bela e grande a espécie é em vida, “ ouvir o som de suas asas gigantes zumbindo enquanto passavam pela minha cabeça foi simplesmente incrível ”.

A preocupação agora é que a notícia desperte um frenesi entre os colecionadores dispostos a pagar caro por espécimes raros.

Via www.bbc.co.uk

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *