Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Maior população de orquídea rara é encontrada em base militar na França

Maior população de orquídea rara é encontrada em base militar na França
0Shares

Longe dos olhos dos moradores e turistas, base militar da Córsega possui mais de 155.000 indivíduos da espécie “Serapias negligencia”

Num lugar geralmente associado à força bruta reside uma flor rara e bela. A maior população da orquídea “Serapias negligencia” de que o mundo tem notícia encontra-se em uma base militar na ilha montanhosa da Córsega, na França. Na base, situada na municipalidade de Solenzara, longe dos olhos de moradores e turistas, florescem nada menos do que 155.000 indivíduos da planta.
Esta orquídea só pode ser encontrada no sul da França, Itália e ao longo da costa leste do Adriático, mas nenhuma de suas populações conhecidas é tão abundante assim.

Orquídea na base aérea de Solezara, na Córsega: base militares podem ser espaços ricos em biodiversidade, mostra pesquisa (Foto: Margaux Julien/Ecotonia)

“O caso de S. negligencia é particularmente notável, porque esta espécie beneficia de um estatuto de proteção nacional e é uma espécie com uma distribuição muito localizada em todo o mundo”, escrevem os pesquisadores.

 

VEJA TAMBÉM:

Edifício sustentável abrigará mais de 1000 árvores na Austrália

RECEITA – Sangria tradicional portuguesa de vinho tinto

Savanização ameaça a sobrevivência de mais de 200 espécies de animais das florestas

Além disso, a espécie está classificada como quase ameaçada nas Listas Vermelhas Mundiais e Europeias da União Internacional para a Conservação da Natureza. Os pesquisadores da consultoria Ecotonia se depararam com essa população enquanto estudavam a diversidade de plantas na base aérea.

“As bases militares são áreas importantes para a biodiversidade porque são fechadas ao público, não são fortemente impactadas”, dizem os pesquisadores em seu estudo.

A pesquisa, publicada no Biodiversity Data Journal, documentou uma impressionante riqueza de plantas, incluindo 12 outras espécies de orquídeas.

Fonte: Um Só Planeta

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *