Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Microplásticos encontrados em leite materno pela 1ª vez

Microplásticos encontrados em leite materno pela 1ª vez
0Shares

Investigadores italianos encontraram pela primeira vez microplásticos em leite materno. O estudo foi publicado na revista científica Polymers.

Não se sabe ainda qual o impacto destas partículas na saúde dos bebés.

O estudo italiano recolheu amostras de leite materno de 34 mães saudáveis em Roma, uma semana depois do parto. Durante a recolha não utilizaram plásticos. Foram detetados microplásticos em 26 das 34 amostras (cerca de 76%). Os microplásticos encontrados eram de polietileno, policloreto de vinilo e polipropileno que são encontrados em embalagens.

Valentina Notarstefano, da Universitá Politecnica delle Marche, aconselhou as mulheres grávidas a “prestarem mais atenção e a evitarem alimentos e bebidas embalados em plástico, os cosméticos e pastas de dentes com microplásticos e as roupas feitas de tecidos sintéticos.”

Segundo os cientistas, os microplásticos “contidos em alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal consumidos pelas mães lactantes podem ser transferidos para o filho, exercendo potencialmente um efeito tóxico”.

É então necessário “aumentar os esforços na investigação científica para se aprofundar o conhecimento do potencial comprometimento da saúde causado pela internalização e acumulação de microplásticos, especialmente em bebés”.

Esta equipa de investigadores italianos já tinha, em 2020, detetado microplásticos em placentas.

Os responsáveis pelo estudo sublinham que a amamentação continua a ser a melhor forma de alimentar um bebé recém-nascido.  “Estudos como este não devem reduzir a amamentação das crianças, mas sim sensibilizar o público para pressionar os políticos a promoverem leis que reduzam a poluição”, afirmou Valentina Notarstefano.

Uma investigação, de 2020, mostrou que os bebés amamentados com biberões consomem milhões de partículas de microplásticos por dia.

Fonte: The Uniplanet
0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *