Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

O menino que domou o vento e levou energia elétrica limpa para toda a sua comunidade

O menino que domou o vento e levou energia elétrica limpa para toda a sua comunidade
3Shares

Com apenas quatorze anos, William Kamkwanba criou um moinho de vento de cinco metros de altura para gerar energia e bombear água para as plantações.

Este feito, que mostra que a engenhosidade pode emergir das situações mais difíceis, tem sido utilizado para trazer para o cinema a história de Kamkwanba no meio das vicissitudes do seu Malawi natal .

William Kamkwanba: o jovem por trás do sorriso

De origem humilde, e oriundo de uma família que durante gerações se dedicou à agricultura, o jovem Kamkwanba gostava de utilizar materiais reciclados para brincar com os amigos. E a partir deles construa ou improvise brinquedos ou qualquer outra coisa que a imaginação evoque.

Um dos sonhos mais recorrentes de William era ter eletricidade em sua casa. Como adora ler, ficou frustrado por não poder continuar lendo os livros que tanto o fascinavam, pois a vela que usava tinha que ser usada para outras ocasiões que a família necessitasse. Nessa tentativa de alcançar a tão esperada energia elétrica , na biblioteca da escola, ele se deparou com um livro único: Usando Energia . Isto marcou o início de uma mudança na vida da família Kamkwanba.

Corredor ecológico vai ajudar a preservar abelhas nativas no DF

Forbes divulga lista com os melhores hotéis do mundo – 8 estão no Brasil!

3 Formas de gerar energia solar no Brasil que são pouco conhecidas

Após estudar o referido livro, William entendeu que só poderia gerar eletricidade usando o vento a seu favor.

Por isso, com materiais reciclados ele projetou um moinho que gerava energia suficiente para poder transferir a água do poço local para as lavouras. A energia obtida não só conseguiu isso, mas foi aproveitada nos eletrodomésticos da casa da família.

Diante de tal invenção, agricultores e jornalistas locais abordaram Wimbe para observar o feito realizado por William. A sua fama levou-o a fazer parte do primeiro evento “ Make Faire Africa ” em 2009.

Em 2013, a prestigiada revista TIME definiu William como uma das “30 pessoas com menos de 30 anos que mudaram o mundo”. Isso, sem contar as inúmeras aparições em todos os meios de comunicação existentes.

William Kamkwanba, um modelo inspirador

Imagem retirada da Netflix

“Não tenha medo de falhar. Você nunca saberá o que vai perder se não tentar.” Assim como William, existem muitos outros empreendedores interessados ​​em obter energia verde e tornar o mundo um lugar sustentável.

Histórias como esta são o que nos motivam a contribuir com qualquer iniciativa ecológica e a empreender um projeto que salve o planeta.

Não perca o trailer do filme que fizeram sobre sua inspiradora história.

 

3Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *