Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Reciclagem pode libertar grandes quantidades de microplásticos, segundo estudo

Reciclagem pode libertar grandes quantidades de microplásticos, segundo estudo
0Shares

Um estudo recente descobriu que a reciclagem dos plásticos liberta grandes quantidades de microplásticos (partículas de plástico menores que cinco milímetros).

Uma equipa de cientistas recolheu amostras das águas residuais de um centro de reciclagem de última geração no Reino Unido e descobriu que 13% do plástico processado acabava libertado na água ou no ar como microplásticos.

A instalação pode estar a libertar até 75 mil milhões de partículas de plástico a cada metro cúbico de águas residuais, estimam os cientistas. A maioria das partículas era menor que 10 mícrons, aproximadamente o diâmetro de um glóbulo vermelho humano, e mais de 80% menor que cinco mícrons.

Os investigadores testaram a água antes e depois da fábrica instalar um sistema de filtragem de água e descobriram que o filtro reduziu a concentração de microplásticos de 13% do plástico processado para 6%.

Também encontraram grandes níveis de microplásticos no ar ao redor do centro de reciclagem, sendo que 61% das partículas tinham menos de 10 mícrons.

O estudo prevê que o centro de reciclagem descarregou até 2.933 toneladas métricas de microplásticos num ano antes da introdução do sistema de filtragem e até 1.366 toneladas métricas depois.

Foto: Pixabay

0Shares

Trajano Xavier

One thought on “Reciclagem pode libertar grandes quantidades de microplásticos, segundo estudo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *