Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Técnico florestal aposentado transforma colina árida em floresta verdejante na Turquia

Técnico florestal aposentado transforma colina árida em floresta verdejante na Turquia
0Shares

O técnico florestal Hikmet Kaya foi por muito tempo um homem simples que trabalhou como funcionário público. Mas foi depois de se aposentar que ele concluiu um projeto que havia começado logo durante seu período no ofício; reflorestar as montanhas de Sinop, na região do Mar Negro, na Turquia.

Técnico florestal mostra o valor de políticas públicas socioambientais para transformar espaços e proteger a biodiversidade; cinco décadas depois, seu trabalho segue dando frutos e transformou literalmente paisagem de balneário turco

Hikmet Kaya decidiu transformar as montanhas antes destruídas pelo desmatamento em colinas verdejantes. Ele estabeleceu essa meta nos anos 70, quando começou seu trabalho, e, hoje, aposentado, conseguiu observar seu trabalho dando certo. Há mais de cinquenta anos, seu projeto segue sendo observado como modelo ao redor de toda Turquia como modelo de reflorestação.

A história de Hikmet acabou se tornando uma das principais histórias da Turquia nas últimas semanas por conta da foto que compara as montanhas de Sinop nos anos 70 e atualmente. As imagens viralizaram nas redes sociais e acabaram tomando os jornais do país.

A cidade de Sinope acabou se tornando um balneário que combina belas florestas e ecoturismo com algumas praias e outros locais de banho interessantíssimos para o nível do Mar Negro, além de uma arquitetura mediterrânea curiosa.

“A transformação de toda a região de Sinope foram a maior fonte de orgulho para mim durante toda a minha vida”, disse o técnico florestal à imprensa da Turquia.

“Depois de muitos anos, nós tivemos a possibilidade de confirmar que nosso distrito tem muito mais áreas verdes do que em comparação ao passado. É um sentimento muito bom poder ver essa mudança”, disse.

Fotos: Reprodução/AA, IHA

Fonte: Hypeness

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *