Telhado verde escalonado e acessível cria frescor e lazer em universidade
Uma cobertura escalonada que forma uma série de jardins acessíveis. Assim foi projetada a Prestige University, que será erguida em Indore, na Índia. A instituição de ensino criará uma área verde de lazer que integra-se ao ambiente ao redor.
O projeto do estúdio Sanjay Puri Architects, sediado em Mumbai, é um edifício de tijolos vermelhos de cinco andares com degraus que se elevam do solo ao telhado, formando pequenos pátios ajardinados conectados por pequenas escadas. Este terraço ficará acessível para alunos e funcionários.
Alguns dos pátios ajardinados começam no interior do edifício, criando a conexão com o ar livre enquanto possibilita a iluminação e ventilação natural. Outras técnicas para levar refrescar a universidade serão aplicadas. “Esses elementos de design são planejados em resposta ao clima da cidade, que varia de 30º a 40º Celsius durante oito meses do ano”, afirmou o escritório de arquitetura ao site Dezeen.
O foco foi pensar em como criar um edifício sustentável com eficiência energética e dependência mínima de iluminação artificial e ar condicionado. Ainda segundo a Sanjay Puri Architec
ts, o projeto leva em consideração a arquitetura tradicional indiana na escolha de materiais e em sua capacidade de se adaptar ao clima local.
Os espaços internos e externos ainda promovem o envolvimento e a interação social.
“ALÉM DE ABRIGAR INÚMERAS ATIVIDADES, O PRÉDIO SE TORNARÁ UM GRANDE ESPAÇO PÚBLICO ABERTO COM UM ANDAR TÉRREO ACESSÍVEL E UM TELHADO PAISAGÍSTICO”
Sanjay Puri Architects
A conclusão do projeto da Prestige University está prevista para junho de 2022.
Fonte: Ciclo vivo