Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Volvo anuncia rede de recarga rápida para carros elétricos no Brasil

Volvo anuncia rede de recarga rápida para carros elétricos no Brasil
0Shares

A Volvo anunciou, na manhã de quarta-feira (15), que vai entregar uma rede com 13 postos de recarga rápida em rodovias localizadas na região Sudeste do Brasil. A meta é concluir a instalação dos corredores elétricos até abril de 2022.
De acordo com a marca sueca, esta é apenas a primeira de cinco fases que visam ampliar o abastecimento rodoviário no país. Tendo São Paulo como base, as fronteiras da rede vão atingir, como pode ser visto no mapa abaixo, ao norte, as cidades de Uberlândia e Belo Horizonte, em Minas Gerais, ao leste, o Rio de Janeiro e a Baixada Santista, a oeste, Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR), e, ao sul, Curitiba (PR).

Cada eletroposto terá um carregador rápido com 150 kWh de potência e dois plugs do tipo 2. De acordo com a Volvo, estes carregadores permitirão uma recarga de até 80% da bateria em 35 minutos.

“Com estes 13 carregadores, pretendemos contribuir para 3.250 quilômetros [de eletrificação] no país”, disse Rafael Ugo, diretor de marketing do Latin America Hub para a Volvo. “Estamos construindo essa infraestrutura para que seja algo conveniente para as pessoas. Assim, elas podem programar de forma segura e razoavelmente rápida”.
A marca sueca planeja começar a instalação dos carros em março do ano que vem. Vale ainda ressaltar que os postos não serão exclusivos para veículos elétricos e híbridos da Volvo e, por enquanto, as recargas serão gratuitas. Eles também estarão localizados em ponto de fácil acesso e de conveniência, como redes de restaurantes. O fornecedor está ainda em processo de concorrência e deve ser anunciado nos próximos dias.

Mapa detalha os 13 postos de recarga rápidas da Volvo no Brasil (Foto: Volvo/Reprodução)

Volvo XC40 não será mais vendido em versão a gasolina
Além da rede de recarga, a Volvo também anunciou nesta quarta que vai deixar de oferecer o Volvo XC40 em sua versão híbrida e vender apenas o modelo 100% elétrico. “Já vendemos todo o estoque de XC40 a combustão e não vamos renovar os produtos híbridos”, explicou João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil. “Eletrificação para a Volvo não é nicho, nem complemento de gama. Isso faz com que tenhamos a maior frente de eletrificação já realizada no Brasil até hoje”.
Na mesma coletiva, a empresa sueca também anunciou uma parceria com a Ecorodovias para construir 52 pontos de apoio ao usuário (SAUs) da Volvo, que terão carregadores da marca do tipo comum de 11 kW.

Fonte: Olhar Digital

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *