Jovem faz embalagens biodegradáveis com algas para deixar o plástico de lado
“Percebi que a poluição do ar em Jacarta (capital da Indonésia) era prejudicial, afetava minha saúde. Uma das muitas razões é que os resíduos de plástico poluem não apenas nossos oceanos , mas também o ar e o solo”. Nesse mesmo ano, a pesquisadora americana de plásticos Jenna Jambeck declarou que a Indonésia era o segundo país do mundo que mais contribuía com resíduos plásticos para os oceanos. Foi um dos pontos de viragem . “Temos que mudar a forma como usamos o plástico e temos que começar a fazer isso agora.”
A empresa chamada Evoware, fundada principalmente pelo jovem David, se concentra na criação de embalagens e copos naturais e duradouros à base de algas como uma alternativa ao plástico. “Nossa missão é criar soluções inovadoras a partir de algas marinhas para resolver o problema dos resíduos plásticos e, ao mesmo tempo, aumentar os meios de subsistência dos produtores indonésios de algas marinhas ”, disse David Christian ao jornal local Handayani Tanuwijaya.
O jovem apaixonado e visionário teve a ideia de criar um produto biodegradável, sem plástico e com um design divertido. “Se você quer educar as pessoas sobre questões sérias, deve fazê-lo de uma forma divertida “, disse ele. Em seguida, conheceu seus sócios: Edwin Aldrin, com formação financeira, Noryawati Mulyono, PhD em biotecnologia, Benyamin Gunawan, com experiência em produção em larga escala, e Surianto, designer de engenharia. “ Nossa missão é criar soluções inovadoras a partir de algas marinhas para resolver o problema dos resíduos plásticos e, ao mesmo tempo, aumentar os meios de subsistência dos produtores indonésios de algas marinhas”, continua ele.
“Sabemos que mais de 70% da superfície da Indonésia é água e somos o maior produtor de algas. Mas a maioria dos produtores de algas marinhas vive em necessidade devido a uma longa cadeia de comercialização e agiotas. Fizemos uma parceria com a Makassar Seaweed Growers Association, chamada Jasuda, composta por 1.200 agricultores. Nós os ensinamos a produzir algas marinhas de alta qualidade. Assim, eles manterão os oceanos limpos porque isso afetará a qualidade das algas. Agora podemos pagá-los 178% a mais .”
A Evoware apresentou sua mais recente inovação: um recipiente à base de algas marinhas que se biodegrada em apenas 30 dias dependendo do ambiente e funciona como um fertilizante natural para as plantas . É certificado como halal e com garantia de segurança. “A patente foi concedida e é a única embalagem à base de algas marinhas no mundo no momento”, disse. “ O produto é indicado para sachês e embalagens de alimentos de pequeno formato, como tempero de macarrão instantâneo, cereais, pó de café e coberturas individuais, embalagem de arroz e embalagem de hambúrguer.”
“Nosso maior desafio é mudar a mentalidade das pessoas, principalmente na Indonésia. Atualmente, mais de 80% dos nossos clientes vêm da Europa e América, pois são mais conscientes e preocupados com as questões ambientais. Sim, o preço das embalagens à base de algas pode ser mais caro do que o dos plásticos, mas comparado com a quantidade de dinheiro que o governo tem de pagar para limpar os resíduos de plástico, não é nada. Temos que pensar em uma solução de longo prazo para esse problema, caso contrário, até 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar”. Davi terminou.
very good the site I liked it