Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

No Panamá, formigas “curam” machucados de árvores em 24 horas

No Panamá, formigas “curam” machucados de árvores em 24 horas
0Shares

Formigas aztecas vivem dentro do tronco das árvores Cecropia e usam seiva e fibras para fechar qualquer buraco que a árvore possa apresentar

O entomologista William Wcislo, do Smithsonian Tropical Research Institute, fez uma descoberta no Panamá que o deixou de boca aberta. Ele constatou que formigas estavam “curando” árvores que haviam sofrido algum tipo de corte.
No experimento, pequenos buracos foram perfurados nos troncos de árvores do tipo embaúba, e pouco depois formigas começaram a sair de suas tocas para consertar os danos, deixando a árvore completamente curada em 24 horas, afirma a BBC. De acordo com o pesquisador, as formigas usaram fibras de plantas e seiva de árvores para fechar os buracos.

 

VEJA TAMBÉM:

Armadilhas fotográficas revelam a vida secreta das onças-pardas

Empresa incentiva consumo local e sustentável mudando sua forma de fazer mercado

Sorvetes Rochinha lança sabores de frutos da Mata Atlântica

 

As formigas aztecas e as árvores da espécie Cecropia são nativas do Panamá e possuem um vínculo muito próximo, pois as formigas usam as árvores como suas casas. A árvore funciona então como um “condomínio” para as formigas, e as passagens dentro da planta permitem que os insetos se movam facilmente de um lugar para o outro.
Wcislo concluiu então que, em troca desta facilidade, as formigas “pagam aluguel” defendendo as folhas da árvore dos animais que as comeriam e fazendo um pouco de trabalho de reparo de vez em quando. Segundo o cientista, embora existam muitos exemplos de insetos e outros animais que consertam suas casas quando elas são danificadas, apenas alguns deles usam outras espécies vivas como suas moradias.

Fonte: Um Só Planeta

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *