Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Várzea Paulista planta cerca de 1,8 mil mudas no Parque Chico Mendes

Várzea Paulista planta cerca de 1,8 mil mudas no Parque Chico Mendes
0Shares

(Foto: divulgação)

A Prefeitura de Várzea Paulista, através da Unidade Gestora de Meio Ambiente, promoveu, pela segunda vez, o reflorestamento de 1800 mudas no Parque Chico Mendes. As mudas foram divididas em árvores florais e com frutos para a fauna nativa, como aves, pequenos mamíferos e insetos. Foram 1200 de porte pequeno e 600 com porte grande.

 

VEJA TAMBÉM:

Edifício sustentável abrigará mais de 1000 árvores na Austrália

RECEITA – Sangria tradicional portuguesa de vinho tinto

Savanização ameaça a sobrevivência de mais de 200 espécies de animais das florestas

 

O objetivo é reflorestar trechos do Parque Chico Mendes que foram vítimas de vandalismo, como por exemplo os incêndios que deixaram marcas visíveis nas árvores remanescentes. Esta é a segunda tentativa de reflorestamento do trecho, e foram plantadas árvores como Figueiras, Aroeira Pimenteira, Embaúba, Cedro Rosa, Pau Ferro, Pata de Vaca e entre outras.

“A nossa região é transição de Mata Atlântica com o Cerrado, então plantamos árvores que compõem esses dois biomas”, afirma o Gestor Executivo da pasta, João Lima.

Outro projeto em andamento é a criação do Corredor Verde, que conectará as matas do Parque Chico Mendes e da Marginal do Rio Jundiaí, tanto por meio da Rua Sorocaba – Jardim Paulista, quanto pela Rua Mary Baddini Moya Aprillanti – Jardim Novo Mundo. No ambiente urbano serão plantadas mais árvores com flores, como Ipê Roxo, Ipê Branco, Ipê Verde e entre outras.

(Foto: divulgação)

O corredor permitirá que a fauna circule pela cidade de Várzea Paulista e tenha mais qualidade de vida, tanto com a disponibilidade de alimentos quanto de habitats naturais. Entre a fauna foram avistados Saguis, Jacus e até mesmo um casal de Bugios.

Desde 2014, cerca de 70 mil mudas foram plantadas em Várzea Paulista, o equivalente a 420.000 m2 de área reflorestada.

Fonte: Ecoevida.org

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *