Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Qual é a diferença entre onça e leopardo?

Qual é a diferença entre onça e leopardo?
0Shares

Os grandes felinos são conhecidos por despertarem curiosidade entre as pessoas, como o leopardo e a onça-pintada — no Brasil, onça é sinônimo de jaguar. Essas duas espécies selvagens pertencem ao mesmo gênero Panthera e à família Felidae.

Tanto as onças quanto os leopardos são excelentes caçadores, com mandíbulas fortes, garras afiadas, audição apurada e capacidade de rugir. Também costumam ser solitários ao longo da vida e têm hábitos crepusculares ou noturnos, com raras exceções.

Ambos podem ser facilmente confundidos, já que a onça e o leopardo têm a pelagem alaranjada e inúmeras “pintas” (rosetas) pretas espalhadas pelo corpo.

Casal de artistas canadenses passa 25 anos construindo ilha autossustentável para viver isolado do mundo

Veja seis lindas fotos que retratam a beleza do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Dos caranguejos até os pássaros e macacos, veja como os animais correm perigo com as máscaras descartáveis

Onça-pintada

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas — na comparação global, perde em tamanho para o leão (Panthera leo) e para o tigre (Panthera tigris). Em média, um espécime adulto macho pesa mais de 100 kg, medindo entre 1,1 m a 1,8 m.

A onça-pintada é o maior felino das Américas (Imagem: Charles J. Sharp/Sharp Photography/CC BY 4.0)

Existem registros históricos da espécie em regiões que vão dos Estados Unidos até a Argentina, mas os espécimes não são mais observados nesses locais. No Brasil, é normalmente encontrada nas florestas tropicais, como a Amazônia e a Mata Atlântica, além do Pantanal e do Cerrado. Frequentemente, é avistada na Venezuela, na Colômbia e no México. Atualmente, está em risco de extinção.

Além de escalar árvores de forma ágil, a onça-pintada consegue mergulhar e caçar na água. Por causa dessa habilidade incomum entre os felinos, consegue incluir na sua dieta alguns animais aquáticos, como capivaras, jacarés, peixes e cobras.

A seguir, veja este felino em ação:

 

E a onça-preta?

Inclusive, não existem subespécies entre as onças. “Podem ser reconhecidas três ou quatro populações com apreciável diferenciação genética, mas que não devem ser consideradas verdadeiras subespécies”, afirma o zoólogo Giovanni Giuseppe Bellani, no livro Felines of the World.

“Algumas barreiras geográficas, como o rio Amazonas e o estreito de Darién (Panamá), entre a América do Norte e do Sul e a América Central, isolaram algumas populações e dificultaram o fluxo genético histórico, mas não o impediram completamente”, complementa Bellani.

Leopardo

Diferente da onça-pintada, o leopardo (Panthera pardus) é dividido em oito subespécies, sendo o leopardo-africano (Panthera pardus pardus) e o leopardo-de-amur (Panthera pardus orientalis) as mais comuns. O leopardo-preto não é considerado uma subespécie por ser resultado do melanismo.

Tamanha variação genética e tantas subespécies ocorrem por causa de sua intensa distribuição no globo. Isso porque leopardos podem ser encontrados na África, no Oriente Médio, na Europa e na Ásia. Apesar disso, algumas subespécies estão em risco de extinção.

Leopardos são menores e conseguem se alimentar em árvores, fugindo de outros predadores (Imagem: Bibake Uppal/Unsplash)

Em média, um leopardo macho pesa entre 60 kg a 70 kg, medindo entre 90 cm a 1,6 m. Mais leves e com caudas maiores, eles escalam muito bem árvores. Para evitar o roubo da caça por outros predadores nas savanas, como os leões e as hienas, os leopardos literalmente “içam” a presa para a copa das árvores, mesmo que o animal abatido tenha o dobro do peso deles. A dieta se concentra mais em mamíferos terrestres, como veados, enquanto tendem a manter distância da água.

Diferença entre onça e leopardo

Pensando nas principais diferenças entre a onça e o leopardo, está a questão da distribuição geográfica — a onça-pintada é exclusiva do continente americano. Outros diferenciais envolvem o tamanho e o peso, já que as onças são mais corpulentas. No entanto, é curioso notar que os leopardos têm caudas maiores.

Diferentes tipos de pintas

Um dos pontos mais diferentes entre as espécies é a questão das pintas, o que gera confusão entre os leigos. “O padrão do pelo da onça é diferente do leopardo”, explica o pesquisador Bellani.

A diferença entre onças (jaguar) e leopardos (leopard) está na padronagem da pelagem (Imagem: Giovanni Giuseppe Bellani/Felines of the World/Science Direct)
A diferença entre onças (jaguar) e leopardos (leopard) está na padronagem da pelagem (Imagem: Giovanni Giuseppe Bellani/Felines of the World/Science Direct)

“Na onça, as rosetas costumam ser muito grandes, e a cor é sempre mais escura com pequenas manchas internas”, pontua. Enquanto isso, “as rosetas de leopardo são menores (um pouco maiores no leopardo-de-amur, onde às vezes formam anéis), e a cor interna da pelagem é um pouco mais escura, mas manchas internas nunca estão presentes”, completa, sobre a distinção entre a onça e o leopardo.

Fonte: Felines of the World, Science Direct, USP, Canaltech  e Sharp Photography

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *