Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Casal transforma resíduos da colheita de banana em absorventes biodegradáveis

Casal transforma resíduos da colheita de banana em absorventes biodegradáveis
3Shares

O casal adulto contemporâneo Hetal e Chirag são os criadores dos absorventes recicláveis ​​Sparkle. Utilizando amido de milho , bambu e fibra de bananeira , entre outros materiais. A ideia dela foi produto do aumento do não comparecimento às aulas por parte de meninas pré-adolescentes. Embora os materiais utilizados em sua fabricação não sejam comuns, eles se tornaram uma excelente alternativa.

Na Índia, quando as meninas têm a primeira menstruação, elas param de frequentar a escola, o que representa 23%, segundo a UNICEF. Porém, esse problema é resolvido quando os absorventes femininos estão ao alcance, favorecendo o aumento da frequência nas salas de aula.

As vendas de brilhos são uma oportunidade para as meninas indianas obterem suas toalhas por meio do sistema de doação.

Surat foi a cidade onde nasceu e cresceu Hetal , que durante muito tempo foi afetada pelos tabus que rodeavam este período natural para as mulheres. Num estudo que realizou, conseguiu confirmar o impacto negativo na saúde da pele íntima causado pelos materiais com que são feitas as toalhas convencionais. Na busca por novas opções, ela se deparou com algumas marcas de toalhas ecológicas femininas no mercado. Eles não continham agentes alergênicos, por isso eram mais confortáveis ​​de usar, mas eram tão caros quanto os outros.

“Depois de conhecer Chirag, que estava pesquisando maneiras de descartar resíduos agrícolas gerados em sua plantação de banana, eles decidiram lançar o Sparkle juntos em 2018, obtendo fibra de banana de agricultores locais, economizando-lhes o custo do descarte.”

O caule da bananeira gera cerca de 500 toneladas de resíduos que foram minimizados graças à iniciativa da Hetal e Chirag.

O crescimento dessas usinas ocorre no período de um ano, o que equivale a 64 milhões de toneladas de resíduos. Chirag afirma que: “Após cada colheita, os agricultores queimam estes caules descartados, causando poluição atmosférica ou têm de pagar mão-de-obra adicional para os retirar das suas explorações.”

Infelizmente, as toalhas convencionais em sua camada superior são feitas de polipropileno, a parte que absorve o líquido, de poliacrilato de sódio, ambos provenientes do petróleo, e sua parte inferior de polietileno, todos materiais altamente poluentes.

Ao fim de um semestre, estas toalhas biodegradam-se, com uma função diferente e prática presente em cada um dos seus elementos, como a função antibacteriana da fibra de bambu e uma opção ao plástico na forma de alternativa compostável.

As toalhas fabricadas na Índia fazem uma grande diferença em relação às outras, que também são ecológicas. E estes últimos são importados da China, suas embalagens são alteradas e são oferecidos como um produto de alta qualidade. Por outro lado, as toalhas Sparkle são um produto e material 100% indígena.

3Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *