Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Quase 100% de energias renováveis ​​e desmatamento cancelado, a Costa Rica é nosso farol de esperança

Quase 100% de energias renováveis ​​e desmatamento cancelado, a Costa Rica é nosso farol de esperança
2Shares

Após uma semana de negociações em Interlaken, na Suíça, foi aprovado o relatório resumido do IPCC de 2023, elaborado pelo painel intergovernamental sobre mudanças climáticas. Resultado? As emissões globais entre 2010 e 2019 foram maiores do que em qualquer outra década na história da humanidade, e cerca de 3,5 bilhões de pessoas vivem em ambientes altamente vulneráveis ​​às mudanças climáticas.

Uma série de dados negativos e números decrescentes que dizem respeito a mais ou menos todos os países do mundo. Mas um. Se a maioria dos países do globo está de fato em dificuldades, alguns nos mostram que tudo é possível. E uma delas é a Costa Rica que, com seus meros 51.179 quilômetros quadrados, é um modelo global de ação climática.

Na verdade, a Costa Rica está há alguns anos entre os países mais verdes e felizes do mundo , mas agora está pronta para minar qualquer um que nos dê lições de vida sustentável.

O relatório do IPCC

O Sexto Relatório de Avaliação Resumida (AR6) do IPCC destaca as reduções de emissões necessárias para atingir as metas climáticas provisórias:  reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43% até 2030 e 60% até 2035 para atingir o zero líquido até meados do século e evitar que as temperaturas globais excedam a ponto de inflexão perigoso de 1,5°C. 

O relatório também destaca como as políticas atuais são completamente insuficientes para atingir esses objetivos.

O caso da Costa Rica

Com pouco mais de 5 milhões de habitantes, este país de dois oceanos é um laboratório global de descarbonização e conservação da biodiversidade. A Costa Rica conseguiu atingir 99% de fontes renováveis ​​de energia  e reverter o processo de desmatamento a ponto de formar enormes sumidouros de carbono, em um país coberto por mais de 50% de florestas tropicais.

Ele também recebeu o prêmio Champions of the Earth 2019 , o prêmio ambiental de maior prestígio concedido pelas Nações Unidas, por seu papel na proteção da natureza e seu compromisso com políticas ambiciosas de combate às mudanças climáticas.

Em particular, a nação elaborou um plano detalhado para descarbonizar sua economia até 2050, de acordo com o acordo climático de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, por meio de transporte público limpo, cidades inteligentes, gestão saudável de resíduos, agricultura sustentável e logística inovadora.

A meta é atingir emissões líquidas zero até 2050, o que significa que o país não produzirá mais emissões do que pode compensar por meio de ações como a manutenção e expansão de suas florestas.

Em 2017, o país funcionou por um recorde de 300 dias exclusivamente com energia renovável . A meta é atingir 100% de eletricidade renovável até 2030. O pioneirismo da Costa Rica na promoção de tecnologias limpas e sustentabilidade é ainda mais notável pelo fato de que o país de cerca de 5 milhões de habitantes produz apenas 0,4% das emissões globais.

Finalmente, em 2010, a Costa Rica recebeu o Future Policy Award do World Future Council em reconhecimento à sua Lei de Biodiversidade de 1998, que é considerada um modelo a ser seguido por outras nações.

O sucesso da Costa Rica em colocar as preocupações ambientais no centro de suas políticas demonstra que a sustentabilidade é alcançável e economicamente viável. Não demora muito para seguir um conjunto de boas “regras” para uma verdadeira transição ecológica.

2Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *