Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Temporada de nascimento de tartarugas marinhas tem início em Fernando de Noronha

Temporada de nascimento de tartarugas marinhas tem início em Fernando de Noronha
0Shares

A temporada de nascimento de tartarugas marinhas começou em Fernando de Noronha (veja vídeo acima). Os pesquisadores do Projeto Tamar realizaram o monitoramento de um ninho na Praia do Bode, na quinta-feira (7).

Os ninhos são de tartarugas-verde, espécie que tem o nome científico Chelonia mydas. Até esta sexta-feira (8), 241 desovas foram contabilizadas, das quais 173 ocorreram na Praia do Leão e as outras aconteceram nas praias da região chamada de Mar de Dentro, entre o Sancho e o Boldró.

Teve início a temporada de nascimento de tartarugas em Noronha  — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Teve início a temporada de nascimento de tartarugas em Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

O período reprodutivo começa em dezembro, com as cópulas. Em seguida, são registrados os primeiros ninhos nas praias, que levam entre 45 e 60 dias para eclodir. Os nascimentos começam em abril e ocorrem até junho.

Os pesquisadores acreditam que, nesta temporada 2021/2022, o total de ninhos pode chegar a 300.

Pesquisadores do Tamar monitoram os ninhos de tartarugas — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Pesquisadores do Tamar monitoram os ninhos de tartarugas — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

“É uma boa temporada. Não chega a ser um recorde, mas não é uma temporada ruim. Para garantir o sucesso nos nascimentos, estamos nas praias e realizamos o monitoramento”, declarou a coordenadora do Projeto Tamar , Rafaely Silva Ventura.

Segundo os estudiosos, de cada grupo de mil tartarugas que nascem apenas duas chegam à idade adulta. Elas têm uma série de predadores, como as aves, que podem devorar os filhotes na caminhada até o mar.

Tartarugas seguem para o mar após nascimento  — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Tartarugas seguem para o mar após nascimento — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

“Os pássaros, no caminho até o mar, os peixes e os crustáceos são predadores das tartarugas. Os primeiros momentos de vida são muito importantes para as tartaruguinhas”, contou Rafaely Ventura.

Desde o início da pandemia da Covid-19, os estudiosos deixaram de realizar a aberturas públicas de ninhos, que reuniam cerca de 300 pessoas. Apesar da diminuição de casos da doença, esse tipo de evento ainda não voltou a ser realizado pelo Projeto Tamar para evitar aglomerações.

Presente de lua de mel

Casal fez ensaio fotográfico na Praia do Bode, onde ocorreu o nascimento das tartarugas  — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Casal fez ensaio fotográfico na Praia do Bode, onde ocorreu o nascimento das tartarugas — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Os médicos Vitor Otávio e Júlia Braga estão em Fernando de Noronha em viagem de lua de mel. Eles são da cidade de Campinas (SP) e foram até a Praia do Bode para fazer um ensaio fotográfico.

 

VEJA TAMBÉM:

Casa no México se inspira nas construções astecas

Pinguim escapa de orcas saltando em um barco turístico

Livro “Reservas Naturais” relata a iniciativa pioneira que alia o combate às mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade a ganhos sociais e econômicos

 

O casal ficou encantado com o nascimento das tartarugas. “Nós nunca vamos esquecer. Aproveitamos para fotografar, até ajudamos a proteger os filhotes das aves”, disse Vitor. “Nós ganhamos esse presente. É emocionante, lindo demais”, contou Júlia.

O fotógrafo Santiago Salazar, que mora em Noronha e fez o ensaio fotográfico do casal, ficou emocionado com as tartarugas. “Fiquei surpreso. Foi a primeira vez que eu vi o nascimento das tartarugas. Fiquei extasiado. Foi um presente para o casal e para mim também”, declarou.

Por G1

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *